Duzentas toneladas de tilápias são achadas mortas no Lago de Furnas

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: G1

Caso foi registrado neste domingo em Alfenas, segundo a polícia. Coleta de água foi enviada para análise para identificar causa das mortes.

 

Mais de 200 toneladas de peixes mortos foram retiradas do Lago de Furnas neste domingo (1º) em Alfenas. Segundo a Polícia Militar de Meio Ambiente, tanto peixes criados em tanques-redes quanto os que ficam soltos, todos da espécie tilápia, no lago foram afetados. O prejuízo para os psicultores é estimado em cerca de R$ 900 mil.

 

A psicultora Cristiane Marina dos Santos Novais perdeu, junto com a família, toda a produção de 600 mil peixes. Ela conta que a água está avermelhada e que o nível do oxigênio caiu. "O oxigênio estava muito abaixo, estava em 1 [ppm, sigla de parte por milhão], quando o normal seria 10 [ppm]. Nas últimas 48h, a água está muito vermelha", relata.

 

A polícia informou que um psicultor disse que na quinta-feira (28) já havia encontrado uma grande quantidade de peixes mortos. Em Areado, um caso de morte de peixes também foi registrado.

 

Ainda segundo a Polícia de Meio Ambiente, uma coleta de água foi feita em tanques-redes e outra na estação de tratamento da Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais (Copasa). O material coletado será analisado pela Universidade de Alfenas (Unifal) para identificação da causa da morte dos peixes.

 

O psicultor e agrônomo Geraldo Magela de Faria Krauss teve 4 mil peixes da produção que possui afetada em Areado. Para ele, a água foi contaminada. "Alguma coisa está contaminando esses peixes porque é na represa inteira", aponta.

 

Cristiane suspeita que a mortandade foi provocada por um tipo de alga, conhecida como alga vermelha. "A gente nunca tinha ouvido falar sobre essa alga e a gente está muito assustado", disse. "[Vamos descobrir a origem dessa alga] se é através de efluentes ou da própria represa", avalia.

Compartilhe essa matéria: