Principais clubes de futebol do país contratam 171 atletas

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: Globo Esporte

Apesar da concorrência externa, como o voraz e emergente mercado chinês, os principais clubes brasileiros aproveitaram a janela de transferências neste início de ano para se reforçarem visando à temporada 2016. Tudo, é claro, dentro da realidade financeira de cada um – com a aprovação do Profut, ficou ainda mais importante respeitar o orçamento para que as equipes não sofram punições dentro e fora de campo.

 

Com orçamentos ainda mais enxutos por causa da crise econômica, que deixou o Real desvalorizado frente ao dólar, dificultando muitas negociações, os dirigentes tiveram que buscar alternativas. E uma delas foi olhar com mais atenção para o mercado sul-americano para encontrar peças de qualidade a um preço mais baixo.

 

Se considerarmos os 20 clubes da Série A do Brasileirão e outros quatro da Série B – Bahia, Goiás, Náutico e Vasco –, foram feitas 171 contratações, uma média de sete jogadores por equipe.

 

De volta à Primeira Divisão, o América-MG foi a que mais se reforçou. No total, 12 jogadores chegaram ao Coelho para compensar a saída de 17 nomes do elenco, entre eles algumas peças importantes, como os atacantes Marcelo Toscano, que se transferiu para o futebol coreano, e o jovem Richarlison, vendido ao Fluminense.

 

Na sequência, com 11, vêm Chapecoense, Ponte Preta e Goiás. O Esmeraldino também promoveu uma grande reformulação após o rebaixamento, com destaque para a chegada do meia Daniel Carvalho, que após subir com o Botafogo tentará repetir o feito no time alviverde.

 

Logo atrás aparecem os três rivais pernambucanos – Náutico, Sport e Santa Cruz –, com 10 novidades cada em relação ao ano passado. Mesmo com a permanência de grande parte do elenco, o Flamengo fez nove contratações, assim como o Corinthians, que perdeu boa parte do time titular para o futebol chinês.

 

Palmeiras e Cruzeiro, por sua vez, acertaram com oito atletas, enquanto Atlético-PR e Figueirense se reforçaram com sete. Bahia, Botafogo, Coritiba e Vitória iniciam a temporada com seis caras novas. No Fluminense, cinco jogadores foram apresentados. Mais comedidos, Grêmio, Internacional e São Paulo fizeram quatro contratações.

 

O Atlético-MG, que manteve a base após o bom desempenho em 2015, fez três aquisições pontuais – o Galo, assim como o Corinthians, o Palmeiras, o São Paulo e o Grêmio também irá disputar a Libertadores este ano. Os clubes que menos se mexeram foram Santos e Vasco, com apenas dois nomes anunciados até agora.

 

 

Atacante é a posição mais procurada

 

Como o gol é o principal objetivo numa partida de futebol, não é de se estranhar que os atacantes tenham sido a posição mais procurada pelos clubes. Foram 42 contratações para o setor, o que representa 24,5% do total. Mesmo assim, a preocupação dos times com o sistema defensivo continua alta. Prova disso é que 34 volantes (19,9%) e 26 zagueiros (15,2%) esquentaram o vai e vem. Por sinal, o número de defensores foi o mesmo de laterais (26), posição que exige do jogador atacar e defender. Na tentativa de facilitar o trabalho dos atacantes, 15 das 24 equipes analisadas investiram em 29 meias (17%), que têm como função armar as jogadas.

 

Embora sejam considerados jogadores polivalentes e versáteis, apenas seis meias-atacantes (3,5%) reforçaram as equipes. Tal quantidade foi menor inclusive que os oito goleiros contratados (4,7%). Lembrando que o levantamento tem como base as negociações fechadas até as 22h do dia 3 de fevereiro de 2016. Alguns atletas podem ser anunciados em breve - ou mesmo já foram anunciados na "janela" entre o fim da apuração e a publicação desta matéria.

 

Clique aqui e confira as contratações dos principais clubes do Brasil por posição.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana