Irritado, Ciro Gomes abandona congresso da AMM no Mineirão

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Pré-candidato à Presidência se irritou com o formato de perguntas e respostas proposto pela organização do congresso de prefeitos.

 

O pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) confirmou a fama de ser esquentado e brigão. Ele se irritou com o formato do painel com pré-candidatos promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), nesta terça-feira, no Estádio Mineirão, e abandonou o evento no meio de sua participação.

 

Ciro chegou aplaudido pela plateia, fez sua apresentação inicial e, ao responder a primeira pergunta, irritou-se porque não conseguiu concluir no tempo. O estopim foi ao responder a segunda pergunta, o que o levou a deixar o palco quase sete minutos antes do término de seu tempo de fala, que totalizava 16 minutos.

 

Ciro Gomes reclamou que não viajou até Belo Horizonte para falar poucos minutos e de forma fragmentada. O formato incluía breve apresentação de cinco minutos, seguido de duas perguntas, que podem ser respondidas em três minutos cada. Os candidatos também tinham tempo de cinco minutos para considerações finais.

 

“Escuta, senão eu me retiro. Eu não sou demagogo, eu quero governar o Brasil para restaurar a autoridade dessa baderna que está acontecendo no nosso país. Eu vou consertar o Brasil restaurando a autoridade”, afirmou, depois de ser vaiado.

 

De acordo com a organização, todos os pré-candidatos sabiam antecipadamente do formato, mas Ciro não concordou com a limitação de tempo de três minutos para responder às perguntas. Ele ficou incomodado por ter sido interrompido ao responder a primeira pergunta, em que falava sobre a necessidade de mudar o sistema tributário, depois que o tempo se esgotou.

 

E ficou mais irritado ainda com o fato de a segunda pergunta, feita pelo mestre de cerimônia do evento, tratar sobre o mesmo assunto. "Não estou aqui de conversa fiada. Me interrompem pra depois perguntar sobre a mesma coisa", disse. A reação exaltada acabou levando uma parte da plateia a vaiá-lo.

 

Ciro atribuiu as críticas a apoiadores do também candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL), que não estava presente no evento. “Por que seu candidato não veio?”, questionou, entre vaias e aplausos. Ele saiu sem falar com a imprensa. Marcio Lacerda, cotado como vive de Ciro e saudado por ele como “futuro governador de Minas”, não quis comentar o episódio. O pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) se irritou com o formato do painel com pré-candidatos promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM) e abandonou o evento no meio de sua participação. 

 

 

Lula representado

 

O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) foi o responsável por representar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato ao Palácio do Planalto, no painel da AMM.

 

Ele entregou ao presidente da AMM, Julvan Lacerda, prefeito de Moema, a mesma carta entregue na Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Compartilhe essa matéria: