Em meio a tiroteio, escola particular do Rio leva alunos para o subsolo

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: O GLOBO

Comunicado do Conselho de Pais diz que unidade deu início a 'protocolo' e bloqueou o espaço aberto. Grupo foi levado para garagem no subsolo.

 

Um flagrante feito pela mãe de um aluno mostra o momento em que pais e jovens da Escola Alemã Corcovado foram levados para a garagem do subsolo por conta do intenso tiroteio que aconteceu, por volta das 7h, no Morro Dona Marta. A unidade escolar, que fica na Rua São Clemente, em Botafogo, adota o plano de segurança toda vez que há confrontos nos morros da região.

 

Na imagem, é possível ver a grande concentração de pessoas no local, que alguns costumam chamar de bunker. Um funcionário do colégio, sem se identificar, confirmou que a imagem foi feita hoje pela manhã e contou para O GLOBO como foi a rápida transeferência do grupo para a área protegida até que houvesse condições de as atividadades serem retomadas. De acordo com relatos das redes sociais, o tiroteio foi intenso, porém, não durou muito tempo.

 

Um comunicado do Conselho de Pais da Escola Corcovado, a que O GLOBO teve acesso, informou que, após os disparos serem escutados, por volta das 7h, "a escola imediatamente iniciou o seu protocolo de segurança e bloqueou todo o espaço aberto". O texto disse, ainda, que houve uma reunião e também foi feito contato com as autoridades para apurar o que havia acontecido.

 

A direção da escola também emitiu uma nota sobre os acontecimentos da manhã desta terça. Segundo o comunicado, "as aulas acontecem de forma regular" e que mantém conversa com as autoridades de segurança para acompanhar a "evolução do caso".

 

 

Comunicado da escola informa sobre protocolo de segurança

 

 

Por causa dos constantes confrontos no Dona Marta, a escola tem um protocolo: se tiros são ouvidos, uma sirene é acionada. Os alunos, então, já sabem que têm que se dirigir para a saíde da emergência. Quem estiver em áreas externas é orientado por funcionários e professores a se encostar num muro e seguir, enfileirado, para dentro da escola.

 

Em nota, a assessoria de imprensa da escola confirmou ter adotado seu protocolo de segurança nesta terça. "A escola informa que as aulas estão acontecendo normalmente, mas que por conta da situação no momento na comunidade, está seguindo seu protocolo de segurança. A entrada, saída e circulação de alunos e funcionários estão acontecendo por áreas já previamente delimitadas".

 

O confronto ocorrido no Dona Marta nesta terça-feira começou quando policiais militares iniciaram uma operação na comunidade. De acordo com a PM, bandidos atiraram contra os agentes. Não houve feridos no confronto, que foi comentado por moradores do bairro pelas redes sociais.

 

Participam da ação no Dona Marta equipes do Grupo de Intervenção Tática (GIT) do Comando de Polícia Pacificadora (CPP) e da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da comunidade. Ainda não há informações de prisões e apreensões.

Compartilhe essa matéria: