Paralisação faz produtores descartarem 500 mil litros de leite em MG

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: G1

Matéria extraída do G1

 

Segundo associação, descarte em Passos foi feito devido à impossibilidade de transportar o produto perecível.

 

Pelo menos 500 mil litros de leite foram descartados por produtores de leite de Passos até esta quarta-feira (23) por causa da paralisação de caminhoneiros que afeta o Sul de Minas e todo o país. Segundo a associação dos produtores, o descarte foi feito já que não foi possível transportar o produto perecível.

 

A quantidade é referente ao produto descartado desde o início da paralisação, na última segunda-feira (21). A produção de leite em Passos é levada para outras cidades da região por acesso de rodovias importantes.

 

Próximos à cidade, foram registrados protestos no quilômetro 360 da rodovia MG-050, sentido Itaú de Minas, e na MG-446, em Alpinópolis, sentido Passos.

 

"O caminhão tem que voltar pra buscar o leite, ou na indústria ou na fazenda, e aí ele é barrado. E a gente fica sem o transporte do mesmo jeito. Começa a acumular leite em todas as fazendas, causando um problema grave. A gente não tem nem como descartar leite adequadamente", explica o presidente da cooperativa de leite, Marcelo Maldonado Cassoli.

 

Segundo os produtores, o leite não pode ser doado por conta de um artigo de lei. "É uma afronta pra gente que produz, é uma afronta para o consumidor que está assistindo, é uma afronta para o mundo. Pegar um alimento dessa qualidade e ter que jogar num biodigestor", lamenta Maurício Coelho, administrador de uma fazenda.

Compartilhe essa matéria: