Britânico desenvolve garrafa d'água que se decompõe em três semanas

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Invenção visa reduzir o consumo de plástico no planeta.

 

Todos os dias, cerca de oito toneladas de plástico vão parar nos oceanos. Dentro dessa assustadora realidade, a garrafinha de água descartável tem papel fundamental. É só parar para pensar quantas você usa por ano: todas vão continuar vagando por aí até muito depois de sua passagem pela Terra, seja em forma de garrafa ou decomposta em invisíveis microplásticos.

 

Alternativas são fundamentais. Foi pensando nisso que o cientista britânico James Longcroft desenvolveu uma garrafa d’água que se decompõe em apenas três semanas. Enquanto o exterior da garrafa é feito de papel reciclável, o interior da garrafa é composto por um material desenvolvido pelo próprio Longcroft, cuja composição é mantida em segredo. A tampinha, feita aço, se decompõe em um ano.

 

Ele ainda aguarda a conclusão do processo de patente, o que o deixa mais cauteloso, mas já encontrou uma forma de bancar a produção. Sua campanha de financiamento coletivo atingiu a meta de £25 mil (R$ 120 mil) um mês antes do prazo final.

 

Longcroft espera que a garrafinha, batizada de Choose Water Bottle, esteja nas prateleiras das lojas até o fim do ano, com preço de pouco mais de R$ 4. Algo urgente, já que no mundo são vendidas cerca de um milhão de garrafinhas por minuto.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana