Assim como nos lábios, herpes ocular pode surgir a qualquer momento

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

O vírus latente volta a infectar quando a vítima passa por situação de estresse ou tem baixa imunidade.

 

Sabia que, mesmo com tratamento, o herpes ocular é uma doença incurável? A infecção é provocada pelo mesmo vírus que ataca os lábios, o herpes simplex. Existem mais de 80 tipos de vírus do herpes, mas, todos têm uma característica comum: acabam se alojando numa terminação nervosa, onde passam períodos de inatividade. Quando acomete lábios e pele, o diagnóstico do herpes é bastante fácil. O problema surge quando o vírus atinge os olhos. Neste caso, se for mal diagnosticada e tratada indevidamente, a doença pode levar a complicações graves e até à cegueira.

 

De acordo com o oftalmologista Renato Neves, do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo (SP), é preciso saber distinguir o herpes ocular de outros problemas, como o herpes zoster (causado pelo vírus da varicela), infecções nos olhos e até intoxicação provocada por medicamentos. Assim como acontece com o problema que afeta os lábios, ele podo surgir quando a imunidade da pessoa está baixa.

 

"Infecções recorrentes incomodam muito os pacientes, já que a doença pode surgir na infância e voltar a ocorrer de tempos em tempos. Vale ressaltar que o herpes ocular pode acometer qualquer camada dos olhos, mas as manifestações mais comuns incluem blefarite [inflamação das pálpebras]; conjuntivite folicular [causada por alterações da própria mucosa]; e ceratite [inflamação da córnea]. Outro ponto importante e que precisa ser esclarecido: o herpes ocular nada tem a ver com o genital, que é uma doença sexualmente transmissível", esclarece o médico.

 

O oftalmologista lembra ainda que, geralmente, a pessoa entra em contato com o vírus herpes simplex ainda na infância, mas a doença pode se manifestar muitos anos depois, em períodos de estresse intenso ou baixa imunidade. "Em determinados casos, a criança é tratada de uma infecção moderada. O vírus invade os olhos e chega ao gânglio trigeminal, onde encontra condições ideais para se instalar e se tornar latente. Ao longo da vida, principalmente quando a pessoa passa por episódios traumáticos, esse vírus faz o caminho de volta para a córnea e se manifesta como herpes ocular. O tratamento imediato com medicamentos antivirais específicos ou antibióticos interrompe a multiplicação do vírus e impede que a doença continue destruindo as células epiteliais", explica Renato Neves.

 

Embora o estresse seja um gatilho importante para a manifestação da doença, o especialista afirma que problemas de saúde bucal, queimaduras de Sol, traumas e períodos pós-cirúrgicos também podem desencadear novos episódios de herpes ocular. "Mais da metade da população mundial já entrou em contato com esse vírus. O importante é que a doença seja devidamente diagnosticada e tratada, a fim de não se agravar. Em casos mais severos, o tratamento indicado é o transplante de córnea", completa.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana