Saiba como Stephen Hawking revolucionou a ciência

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: Seu Hystory

A morte de Stephen Hawking representa a perda de uma das mentes mais brilhantes do século XX. Mas o físico deixou um grande legado para a humanidade. 

 

Ele ficou conhecido por suas grandes contribuições nos campos da cosmologia, relatividade geral e gravidade quântica, especialmente no âmbito dos buracos negros. Conheça algumas de suas principais ideias e descobertas.

 

 

A “Teoria de Tudo”

 

A grande busca de Stephen Hawking foi por uma teoria que explicasse todas as leis do universo, a "Teoria de Tudo". “Meu objetivo é simples. É o entendimento completo do universo, por que ele é assim e porque ele existe", disse certa vez.

 

 

Popularização de teorias complexas

 

Entre os maiores feitos de Stephen Hawking, está a popularização da física teórica entre um público leigo. Ele escreveu livros de sucesso, como Uma Breve História do Tempo e O Universo numa Casca de Noz, grandes obras de divulgação científica. 

 

 

Singularidades

 

A teoria da gravidade de Einstein oferecia a possibilidade de singularidades: pontos onde o espaço-tempo aparentavam ser infinitamente curvos. Em 1970, Stephen Hawking aplicou o conceito para todo o universo e provou que Einstein previu uma singularidade do passado, o Big Bang.

 

 

Leis da mecânica de buraco negro

 

Buracos negros têm suas próprias leis, funcionando de forma diferente do resto do universo. Com James Bardeen e Brandon Carter, Stephen Hawking descobriu as quatro leis da mecânica dos buracos negros. Uma delas diz que a área total da superfície de um buraco negro nunca diminuirá. 

 

 

Radiação Hawking

 

De acordo com a teoria geral da relatividade de Einstein, toda a informação que entra em um buraco negro é perdida para sempre. Stephen Hawking desafiou essa teoria e sugeriu que partículas poderiam escapar de lá. Essas partículas são conhecidas como "Radiação Hawking".

 

 

Desaparecimento de buracos negros

 

Baseado na teoria quântica, Stephen Hawking demonstrou que os buracos negros deveriam emitir calor e, eventualmente, desaparecer. Ao se extinguir, buracos negros menores poderiam explodir, liberando milhões de megatons.

 

 

Religião x Ciência

 

"Deus pode existir, mas a ciência consegue explicar o universo sem a necessidade de um criador”, disse Stephen Hawking sobre a diferença entre religião e ciência. Segundo ele, a ciência triunfará porque é eficiente.

 

 

Possibilidade de viagens no tempo

 

Stephen Hawking acreditava na possibilidade teórica de viagens no tempo. Ela seria possível ao percorrer uma quarta dimensão por meio de uma espécie de portal chamado “buraco de minhoca”.

 

 

Busca por vida inteligente fora da Terra

 

Hawking acreditava na possibilidade de vida inteligente fora da Terra. O cientista até mesmo participou de um programa de 100 milhões de dólares cujo objetivo era buscar uma civilização extraterrestre.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana