Pietro Fittipaldi: ‘A Fórmula 1 é um grande objetivo’

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: VEJA

O neto de Emerson estreia na Indy este ano e já negocia uma vaga de piloto de testes na F1, o caminho mais curto para virar titular.

 

Quase 21 anos depois, o sobrenome Fittipaldi voltará a aparecer no cockpit de um carro da Fórmula Indy. No próximo dia 7 de abril, Pietro, nascido em Miami em 25 de junho de 1996, fará sua estreia na temporada 2018 da categoria, no circuito oval de Phoenix, pela equipe Dale Coyne – ele vai disputar sete provas no ano. Seguirá, desta maneira, os passos do avô Emerson nos EUA, um dos maiores nomes do automobilismo nacional, bicampeão na Fórmula 1 e campeão também na Indy, em 1989.

 

Mas Pietro não pretende fincar raízes no automobilismo americano. Com um timbre de voz muito semelhante ao do avô, ele assegura que a rota da F1 não foi deixada de lado. “A Indy tem pilotos excepcionais, o nível é muito competitivo, mas a F1 continua sendo um grande objetivo”. E ele pode ser o próximo brasileiro a guiar na categoria já na próxima temporada, como piloto de testes, talvez o caminho mais curto para virar titular de uma equipe – a negociação anda em sigilo, mas o pai diz que está indo muito bem. O ano de 2018  será o primeiro nos últimos 48 sem um brasileiro no grid de largada – justamente desde a estreia de Emerson, em 1970, pela Lotus.

 

Nas competições desde os 9 anos, Pietro – filho de Juliana Fittipaldi e Carlos da Cruz – foi campeão de kart, participou de duas categorias da Nascar (stock car americana)e foi campeão numa delas, seguiu para a Europa e lá tem vitórias em categorias como divisões da Fórmula Renault (foi campeão da categoria na Inglaterra), disputou a Fórmula 3 europeia, foi campeão da MRF Racing Challenge – 4 vitórias, 2 poles (9 pódios), e disputou a Formula V8 3,5 em 2017. O DNA do nome está evidente e o currículo dá as credenciais necessárias para que as equipes prestem muita atenção no brasileiro.

 

 

Como estão os preparativos para a sua estreia?

 

Fizemos três treinos no circuito oval de Phoenix, onde será a minha primeira corrida, dia 7 de abril. Ainda terei mais dois treinos antes da estreia, em Indianápolis, um na pista mista e outro na pista oval.

 

 

Como é ter alguém com a história no automobilismo como seu avô? Isso ajuda ou atrapalha?

 

Ah, acho que ajuda bastante. Tenho uma ótima relação não só com meu avô, mas também com meus tios, o Christian, que na verdade é primo da minha mãe, porém considero como um tio. E tem o Max Pappis, ex-piloto italiano (disputou sete corridas na F1), casado com uma irmã da minha mãe (Tatiana). Então  venho de uma família que entende muito de automobilismo. Isso ajuda. O meu avô, com toda a experiência que tem, está sempre disposto a ajudar, mas ele sabe da minha capacidade na pista, trabalhando com os engenheiros e mecânicos. É um apoio maior do ponto de vista familiar.

 

 

Já pediu dicas para o seu avô? Tirou dúvidas sobre alguma pista? Afinal ele correu muitos anos na Indy.

 

Sim, já aconteceu. Antes de treinar em Phoenix, como ele já tinha corrido lá, me contou que se preocupava em acertar o carro para as primeiras duas curvas, porque as duas últimas são mais fáceis. É muito legal poder contar com conselhos de alguém como ele. Ter um avô que conhece tanto de automobilismo e tê-lo do meu lado é uma grande ajuda.

 

 

Como é seu relacionamento com outros pilotos brasileiros?

 

Sou muito próximo do Nelsinho Piquet, ele é um dos meus melhores amigos, e do irmão dele, o Pedro. Sou bem próximo também do Bruno Senna, enfim, temos um grupo de pilotos brasileiros e a convivência é bem legal. Fiquei mais amigo do Nelsinho pois o conheço desde a época em que corria na Nascar. Quando me mudei para a Carolina do Norte, onde ficam as equipes da Nascar, o Nelsinho também estava correndo lá. Morávamos muito perto, a menos de 15 minutos um do outro. Toda semana íamos treinar, jantar. Criou-se uma relação de amizade que vai além da convivência profissional, nas pistas.

 

 

Nestas conversas com o Nelsinho, ele já chegou a falar com você sobre aquele episódio do acidente em que ele se envolveu quando corria pela Renault, em 2008, por ordem do Flavio Briatore, diretor da equipe?

 

Não, ele nunca falou sobre isso, nem eu toquei neste assunto com ele.

 

 

O grande objetivo seu de carreira é chegar à F1?

 

Olha, tenho vários “grandes objetivos” na minha vida. Um deles era o de correr na Indy. Porque não é fácil correr aqui. Não quero que as pessoas achem que estou menosprezando a Indy e só penso na F1. Claro que um dos meus grandes sonhos é correr na F1. Mas a Indy tem vários pilotos de nível excepcional, o campeonato é muito competitivo. É uma honra ter essa chance, disputar as 500 Milhas de Indianápolis será incrível. A F1 continua sendo um grande objetivo.

 

 

O Fernando Alonso já disse que é impossível ter amigos na F1. Se você chegar à categoria, que tipo de ambiente espera encontrar?

 

São realidades diferentes. Como o Alonso disse, na F1 é tudo um pouco mais fechado, inclusive as pessoas. Não se costuma falar muito com os pilotos das outras equipes, há receio de deixar escapar alguma informação. Nos Estados Unidos, é mais aberto, os pilotos costumam ser amigos fora das pistas. Na F1, após o fim de semana da corrida, geralmente os pilotos não se encontram. Alguns são amigos, os que moram em Mônaco, por exemplo. Dá para perceber este distanciamento até quando vou ao GP do Brasil, em Interlagos. No paddock não tem quase ninguém de fora. É difícil encontrar as famílias dos pilotos. Na Indy ou na Nascar, é muito mais aberto, são muitos fãs andando pelo paddock, conhecendo os carros e os pilotos. A mentalidade é diferente.

 

 

A chegada do grupo Liberty, que agora comanda a F1, pode mudar essa realidade?

 

Pode ser, eles estão tentando mudar esta mentalidade para deixar um pouco mais aberta, preocupados especialmente com a experiência dos fãs. Isso é muito importante.

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana