Equipe russa em estado de choque com um novo escândalo de doping

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: Estadão

Caso nos Jogos de Inverno reacende o escândalo sobre o uso de substâncias proibidas.

 

Um medalhista olímpico russo deixou os Jogos de Inverno de Pyeongchang, na Coreia do Sul, por suspeita de doping, segundo um oficial da equipe na segunda-feira, 19, em um escândalo que chocou seus colegas de equipe e põe em risco os esforços da Rússia para recuperar o status olímpico completo.

 

Alexander Krushelnitsky, que compete no curling, um dos esportes que menos exigem fisicamente nos jogos, é suspeito de testar positivo para meldonium, uma substância proibida que aumenta o fluxo sanguíneo e melhora a capacidade de exercício.

 

Questionado sobre uma atualização do caso, o porta-voz da delegação russa Konstantin Vybornov disse à Reuters que o atleta tinha entregue suas credenciais para os Jogos e deixado a vila olímpica enquanto aguarda o resultado de uma segunda amostra ainda hoje. 

 

Ele mais tarde negou ter se referido a qualquer indivíduo pelo nome.

 

Mas o treinador da equipe feminina de curling, Sergei Belanov, respondeu as perguntas dos repórteres sobre Krushelnitsky, descartando a ideia de que um "homem jovem e inteligente" usaria drogas em um esporte onde elas não produziriam "nenhum benefício".

 

"É estúpido, mas Alexander não é estúpido, então eu não acredito", disse Belanov.

 

Krushelnitsky ganhou o bronze com sua esposa Anastasia Bryzgalova em duplas mistas em Pyeongchang. Ele não respondeu a um pedido para comentar o caso.

 

Suspeitas sobre uma violação de doping abalaram a equipe russa, que tem tentado andar na linha depois dos escândalos recentes e chocou o esporte do curling, onde as mãos firmes e os olhos afiados superam a aptidão física.

 

"Estávamos todos chocados quando descobrimos ontem. É claro esperamos muito que tenha sido algum tipo de erro", disse a atleta russa Viktoria Moiseeva aos repórteres, acrescentando que a equipe acreditava Krushelnitsky era inocente.

 

"Conosco, não é mais rápido, mais alto, mais forte, trata-se de ser mais preciso. Não consigo imaginar o tipo de drogas que você poderia usar no curling ... então é muito difícil acreditar ".

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana