Mulher descobriu que 14 vermes viviam dentro de seus olhos

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

A ciência não tinha registros de que a espécie 'Thelazia gulosa', verme que estava vivendo há dias nos olhos da norte-americana Abbey Beckley poderia contaminar seres humanos.

 

Olhos vermelhos e que coçam? Pode ser uma leve irritação, alergia, conjuntivite ou apenas pequenos vermes se mexendo no seu glóbulo ocular... Achava que isso era coisa que só acontecia em filmes de ficção? Bom, a norte-americana Abby Beckley, do Oregon, também. Até que 14 mini vermes saíram de dentro do olho dela.

 

Durante o verão de 2016, enquanto trabalhava em um barco de pesca de salmão no Alasca, Beckley sentia muita coceira nos seus olhos e uma forte sensação de irritação. Após ficar uma semana inteira pensando que aquela situação deveria ser apenas um cílio irritante, a norte-americana decidiu se olhar no espelho e descobriu o culpado.

 

O que saiu do seu olho foi um pequeno, transparente e serpenteante verme que media, aproximadamente, 1,20 centímetro. Porém, ele não era o único habitante. Após ir até um pronto-socorro e a um oftalmologista, outros cinco bichos foram encontrados em seu olho esquerdo.

 

 

A esquerda, Abbey Beckley, a direita, um dos vermes que saiu do seu olho.

 

 

Durante algumas semanas, Beckley continuou removendo outros vermes de seu olho. Porém, foi apenas após dirigir-se a emergência da Universidade de Ciência e Saúde do Oregon que ela descobriu que sua condição era algo novo para a ciência.

 

As únicas infecções de vermes em olhos humanos registradas pela medicina nos Estados Unidos foram da espécie Thelazia californiensis. Porém, os vermes nos olhos de Beckley eram da espécie Thelazia gulosa, vermes que não são conhecidos por contaminar pessoas.

 

Até então, a ciência acreditava que os Thelazia gulosa só eram capazes de infectar gado bovino ao serem transportados do solo até os olhos desses mamíferos por moscas que se alimentam de lágrimas. De acordo com os médicos que estudaram o caso de Beckley, ela deve ter sido atacada pelos vermes enquanto estava cavalgando ou pescando em alguma área próxima a gado bovino e algum inseto pousou em seu olho.

 

“Antes, nós acreditávamos que existiam apenas duas espécies do Thelazia capazes de infectar os olhos de humanos em todo o mundo. Agora, sabemos que são três”, informou um dos pesquisadores.

 

“Infecções por vermes de Thelazia acontecem na maior parte das vezes com animais, os seres humanos são apenas hospedeiros por acidente”, afirmou uma das médicas que cuidou do caso de Beckley.

 

Ao todo, 14 vermes foram retirados do olho de Beckley. Felizmente, nenhum deles machucou sua córnea ou lhe causou problemas de visão e a moça passa bem. De problema mesmo, apenas o nojinho da situação...

Compartilhe essa matéria:

As Mais Lidas da Semana