Alerta para alta incidência de raios durante tempestades no Sul de Minas

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: G1

Matéria extraída do G1

 

Segundo instituto de pesquisas, Passos teve mais de mil raios só em janeiro de 2018.

 

Um levantamento do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), parte do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), aponta que o Sul de Minas é uma região de alta incidência de raios. Com tantas ocorrências registradas, é preciso ficar atento para evitar riscos e prejuízos.

 

Passos, a cidade entre as maiores da região que mais teve raios este ano, teve pelo menos 1010 registros apenas no mês de janeiro. Entre as cidades pesquisadas pela produção da EPTV, afiliada da Rede Globo, Varginha foi a que registrou um aumento nos casos comparado a 2017. Em relação ao mesmo período do ano passado, foram 30 raios a mais.

 

Na cidade, a queda de um raio na última semana assustou os moradores pela força e barulho. O momento foi registrado por câmeras de segurança da Polícia Federal de Varginha.

 

 

Confira os números referentes a janeiro de 2018:

 

Passos 1010 por 2,49/Km²

 

Pouso Alegre 330 por 2,59/Km²

 

Varginha 240 por 2,17/Km²

 

Poços de Caldas 190 por 3,24/Km²

 

Os raios são descargas elétricas de grande intensidade que conectam o solo e as nuvens de tempestade na atmosfera. A intensidade comum do fenômeno é de 30 mil ampères, o que representa mil vezes a energia de um chuveiro.

 

Segundo especialistas, o Brasil recebe 50 milhões de raios por ano. O número é elevado pelas características geográficas do território.

 

Além dos riscos para as pessoas, os raios também podem causar estragos nas casas. Segundo o técnico do sistema elétrico da Cemig, Ademilson Ramon Ribeiro, é preciso ter alguns cuidados.

 

"Quando começar uma tempestade, desligue equipamentos elétricos da tomada. Evite falar ao celular quando conectado ao carregador. E em caso de perdas de equipementos por raio, o consumidor pode solicitar verificação para o aparelho. Porém, em casos de descargas e fenômenos naturais, a Cemig não faz o ressarcimento. Apenas em casos que envolvem a rede elétrica".

 

 

Veja também: Ciclista morre atingido por raio durante trilha no Sul de Minas​

Compartilhe essa matéria: