Chuvas aumentam níveis de rios, mas recuperação é lenta no Lago de Furnas

Publicado por Tv Minas em 16/01/2019 às 21h54

Fonte: G1

Matéria extraída do G1

 

Só nos 12 primeiros dias de janeiro, já choveu 114 milímetros na região, o dobro de janeiro de 2017.

 

A chuva constante dos últimos dias já começa a mudar a paisagem de alguns rios do Sul de Minas. No entanto, mesmo com essa recuperação, o volume de chuva não tem sido suficiente para a recuperação do Lago de Furnas.

 

Só nos 12 primeiros dias de janeiro, já choveu 114 milímetros na região. A previsão é que o volume no mês passe dos 270 milímetros, que é a média histórica para o período, chegando a quase 320 milímetros de precipitação.

 

No Lago de Furnas, de 2008 até 2011, o reservatório sempre chegou na cota máxima no mês de janeiro. Já no começo de 2012, o nível ficou um pouco abaixo da capacidade e despencou de vez em janeiro de 2013. Desde então, a represa nunca mais chegou ao nível máximo e nos períodos críticos, tem se aproximado cada vez mais do chamado volume morto, aquele em que já não é mais possível gerar energia.

 

Segundo o Instituto Somar Meteorologia, neste mesmo período do ano passado, choveu cerca de 55 milímetros na região, a metade do que já choveu neste ano. Mesmo assim, o Operador Nacional do Sistema (ONS) disse que a chuva tem vindo abaixo da média e não tem sido suficiente para encher os reservatórios.

Compartilhe essa matéria: